sábado, 22 de outubro de 2011

Psicologia do Esporte em projetos sociais


A Psicologia do Esporte é um campo de atuação da Ed. Física que, talvez seja menos conhecido do que os demais. Este campo de atuação tem grande presença em projetos sociais.
O psicólogo do esporte que atua em projetos sociais tem características muito peculiares, que o diferem do profissional de Ed. Física que trabalha com performance, ou diretamente com atividades esportivas. Há uma diferença entre eles na visão sobre o que é o esporte.
Existem inúmeros projetos sociais que atuam com crianças e jovens de baixa renda e que tem como instrumento o esporte. Mas quais são os objetivos desses projetos ao trabalhar com esporte?

Com certeza o objetivo de muitos desses projetos não é revelar talentos esportivos, então resta mais uma pergunta: O que faz um psicólogo de esporte num projeto como esse se o objetivo não é desenvolver atletas?
Os projetos sociais, em sua maioria, têm como objetivo trabalho com enfoque no desenvolvimento da Educação e cidadania, e o esporte é um poderoso instrumento para esse trabalho. Através de atividades coletivas pode-se desenvolver o espírito de equipe e o respeito aos limites, tanto de si quanto dos outros.
Com esportes individuais, como o atletismo, não é diferente. Podemos desenvolver a percepção das regras, o respeito para com os outros, o conhecimento de suas capacidades corporais e intelectuais. Ou seja, o esporte é capaz de desenvolver não só o físico, mas também as capacidades afetivas, cognitivas e cívicas.
É possível desenvolver capacidades afetivas, pois, através do esporte podemos ajudar as crianças a entender as vitórias e aprender com as frustrações. Cognitivas, pois se pode desenvolver o raciocínio lógico quando a criança começa a perceber, pelo próprio corpo, os batimentos cardíacos, o tempo desenvolvido numa corrida, o cansaço o descanso e as relações que há entre esses elementos. O raciocínio abstrato também é desenvolvido quando a criança pode perceber uma relação entre espaço percorrido, tempo, e intensidade do exercício.
Também é possível desenvolverem-se capacidades Cívicas, pois não há esportes sem regras, e assimilar a função das regras é entender o porquê delas existirem, possibilitar que o convívio seja harmonioso e construtivo também é possível entender que praticar um esporte não é eliminar um ao outro, mas participar de uma atividade prazerosa e partilhar uma linguagem comum aos seus praticantes, respeitar as diferenças e entender os semelhantes.
O esporte é um rico meio de desenvolver um projeto educacional, e o psicólogo do esporte é quem vai articular todas as três capacidades tornando significativa a prática esportiva para que esse projeto se realize.
Através de modificações de regras, criação e elaboração de jogos cooperativos, re-significações e discussões de situações de perdas ou ganhos o psicólogo do esporte, juntamente de uma equipe multidisciplinar, na qual necessariamente estarão presentes um pedagogo e um educador físico, torna o esporte um instrumento de apoio para a educação.
Existem muitos Projetos Sociais que atuam através do esporte, fica nesse post um apelo: não deixem de ajuda-los, todos que através do esporte, lutam para diminuir (seria melhor dizer, extinguir) a violência a que são submetidas muitas de nossas crianças, lutam para que essas crianças não venham a ser adultos violentos, lutam para que através do esporte e pela Educação desenvolva-se o respeito por todos aqueles que nos cercam.
E não devemos esquecer também que o esporte pode ser uma profissão, e tornar essa condição possível é aumentar o repertório de escolhas dessa criança.

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