sábado, 8 de outubro de 2011

Integração social do deficiênte físico

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma.

As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta. As famílias chegavam mesmo a escondê-las da convivência com outros, isolando-as do mundo. Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades.
Assim a sociedade aprendeu a ser mais inclusiva, compreensiva e solidária com a deficiência.



A Educação Física tem muito a oferecer às pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência, nas mais variadas formas de atividade. A Educação Física vem produzindo uma mudança gradativa na maneira de tratar e encarar o portador de deficiência para o qual a atividade física pode significar melhores condições de vida e maior inserção social.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

crianças no ambiente social!


 Em todo o seu desenvolvimento psiquico social, a criança tem por finalidade se expressar no ambiente escolar. Na hora das atividades físicas, elas geralmente tentam se socializar, pois a brincadeira faz com que esses indivíduos possam se interagir. Ao decorrer dos anos, a criança aprende diverssas maneiras de agir perante a sociedade.
 Nas brincadeiras de roda, sempre deveram ter contatos com as mãos, um segurando na mão do outro, nas corridas coletivas, sempre deveram torce pelo outro, etc.
 Sempre a Educação Física ajuda nessa socialização.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

socialização entre as pessoas!

Ao fazermos exercícios físicos também nos relacionamos com as outras pessoas. Isso ocorre devido a obrigatoriedade que o indivíduo se vê em relação a sociedade de se integrar ao meio, passando assim a se socializar.