domingo, 4 de dezembro de 2011

Alongamento melhora a flexibilidade!

 
Para professora de educação física, movimentos devem ser feitos de duas a três vezes por semana.
As aulas de alongamento nem sempre recebem a devida atenção de quem se exercita, mas sua prática é fundamental para manter a flexibilidade e a saúde das articulações.
                     
"As pessoas que fazem treinamento de força, com pouco tempo para atividade física, acabam priorizando o treino. O principal prejuízo é a diminuição de amplitude de movimento articular, a perda da capacidade de flexibilidade", comenta Beatriz Castello Cruz [CREF 082085-G/SP], professora de educação física da Academia Wellness.
Segundo ela, essa perda já acontece naturalmente com o passar dos anos e a falta de manutenção da elasticidade acaba intensificando esse processo.
As aulas de alongamento desenvolvem a capacidade de flexibilidade e o maior benefício é a melhora nos movimentos diários, diminuindo o risco de lesões. "A nossa idade equivale à flexibilidade da nossa coluna. A aula de alongamento proporciona mobilidade articular de quadril, de ombros e de coluna, o que permite desenvolver bem as atividades cotidianas, como pegar um objeto no armário, abaixar para calçar uma meia ou recolher algo no chão", explica Beatriz.
A professora diz que se a musculatura estiver muito tensa ou relaxada ela não consegue desenvolver o trabalho de força.
"Ao alongar antes dos treinos a pessoa consegue atingir o ponto ideal de contração da fibra muscular", ressalta. Neste breve alongamento o ganho é automático e momentâneo, mas para conseguir uma amplitude maior é necessário a prática de duas a três vezes por semana.
Fonte: http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=166

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!