quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FUTEBOL EM BARES INTERAGINDO TORCEDORES


Todo torcedor de futebol que se preze, tem um boteco de estimação, onde assiste os jogos do clube do coração. Quem frequenta esse ambiente, sabe como há situações peculiares, e interessantes, próprias do lugar.
Pensando nisto, o antropólogo Édison Gastaldo, no artigo aqui exposto, analisou como se davam as interações sociais em bares de Porto Alegre, onde eram transmitidas as partidas de futebol. Segundo o estudioso, partiu-se neste estudo da idéia de sociabilidade(entendida como um jogo da vida social), através da qual os indivíduos interagem, mas de forma lúdica: o autor busca no seu estudo, analisar como ela se dá no ambiente de bares, onde são transmitidas partidas de futebol, e onde predominam relações sociais do gênero masculino(já que no seu campo de estudo, estes ambientes eram frequentados sobretudo por homens). 
A participação em jogos e desafios seria um traço característico do papel de gênero masculino nas mais diversas culturas. No universo do futebol, nos bares, essa relação se traduziria numa “ relação jocosa futebolística”, onde existe uma espécie de regra que permite a “tiração de sarro” mútua entre, por exemplo, indivíduos de agremiações diferentes e até rivais, sem contudo ultrapassar o terreno da brincadeira. O futebol figuraria assim, para o povo brasileiro, como um espaço rico de interação social e sociabilidade masculina. Os torcedores geralmente se organizariam nesses bares em mesas, tendo como foco central a televisão. Esses torcedores manifestariam seu clubismo com roupas e acessórios, valendo a regra de que todo o fato ocorrido durante a partida seria interpretada pelo "código da rivalidade clubística", e dessa forma, estando o torcedor sujeito aos fatos do jogo. “Estar no bar”, significa desta forma, "coisa de homem mais 'homem' " já que se expõem desta forma a suportar uma possível zombaria; diferente idéia se faz do sujeito que “fica em casa” ( um lugar feminino que remete á proteção).  Durante o jogo seriam comuns os desafios verbais entre os torcedores, através de comentário no bar, seguindo o que se passa na partida. Nesses comentários são comuns as desqualificações do sujeito alcoólatra(ex, o jogador "manguaça"), efeminado(bicha), pois seriam modelos distantes do ideal do “macho”. Seriam também comuns provocações verbais, ou mesmo dramatizadas entre rivais torcedores (ex. colocar o ventilador em frente a TV para “secar” o adversário),mas sempre dentro do limite da interação jocosa, num terreno onde apesar de "não dito" se aceita um nível de "tiração de sarro" mútua, sem atingir o self do outro indivíduo.

GASTALDO, Édison. “O Complô da torcida”: Futebol e Performance masculina em bares.

Link do artigo na íntegra:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832005000200006&script=sci_arttext


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!