segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Adaptação em academias é necessária para melhorar a auto estima e socialização



Um ambiente que a maioria dos deficientes tem muitos problemas com acessibilidade e falta de informação são academias, principalmente porque é um local onde se cultuam os corpos perfeitos e o deficiente por não ser “normal” ou “perfeito” já fica meio constrangido e se encontrar um ambiente muito dependente, ou seja, com falta de acessibilidade e de atenção, desiste da pratica do esporte.

Os professsores de educação física nem sempre estão treinados para atender um público, de certa forma, carente de atenção e que necessitam de apoio para algumas atividades na academia. Os aparelhos necessitam ser adaptados ou, de alguma forma, fornecer um exercício de qualidade para o deficiente dentro do grupamento muscular a que ele foi projetado.

Em São Paulo, algumas academias oferecem um atendimento diferenciado, com acessibilidade e profissionais treinados, aos deficientes. Essa talvez seja uma forma de conquistar um público que é carente de atividades esportivas e que muitas vezes nem sabe que pode fazer atividades de musculação.

Os exercícios são importantes para manter os músculos com bom funcionamento ou mante-los sempre com um aspecto bem vivo, mesmo que não tenham movimentos voluntários. Só que o mais importante disso tudo, seja a auto estima do deficiente e a sua socialização com as pessoas que frequentam a academia. A auto-estima poderá ser conquistada através da simples melhora da visão do corpo, que naturalmente fica mais bonito e saudável pela prática de exercícios em um ambiente com corpos lindos e sarados. Já a socialização é auto-explicativo né? Basta conversar e conhecer pessoas novas para dar andamento a vida social e a criação de novas amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!